segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Peter Tosh - Mama Africa (1983)









DOWNLOAD










01. Mama Africa
02. Glass House
03. Not Gonna Give it Up
04. Stop That Train
05. Johnny B. Goode
06. Where You Gonna Run
07. Peace Treaty
08. Feel No Way
09. Maga Dog
10. Johnny B. Goode (Long Version)
11. Where You Gonna Run (Long Version)
12. Mama Africa (Long Version)


Um dos principais divulgadores do reggae no mundo, juntamente com Bob Marley e Bunny Wailer quando tocavam juntos, e gravaram o disco "Catch a Fire" em 1973, Peter Tosh é considerado por muitos o verdadeiro rei do reggae, por conta de inúmeros fatores, como o de ter ensinado Bob Marley a tocar violão, a maior ousadia no quesito experimentação dentro da música reggae e principalmente pela sua militância nas causas sociais, sempre fazendo questão de botar o dedo na ferida do sistema em suas letras, e pela legalização da Maconha, gravando o hino do movimento pró-cannabis "Legalize It" em seu primeiro álbum solo de mesmo nome, lançado em 1976.

No disco que selecionei para postar aqui, Winston Hubert McIntosh (seu nome de batismo) fez a regravação de duas músicas, uma que saiu no disco gravado quando ainda tocava no Bob Marley & The Wailers e ja fazia sucesso, a ótima "Stop That Train" numa versão com muito mais elementos do que a primeira gravação, casando tudo muito bem e "Johnny B. Goode" do grande compositor de roques Chuck Berry, e essa foi a música de mais sucesso da vida de Peter Tosh, transformando uma obra-prima do rock em outra obra-prima do Roots Reggae!

Tenho um carinho especial por esse disco em questão, por ter sido a trilha sonora de uma semana que passei em fortaleza, aonde só tinha o som do celular pra ouvir! Ainda não consegui enjoar de ouvi-lo, pois sempre se encontra algum novo elemento colocado na música, quando ouvida com mais atenção ou mesmo em momentos lúdicos com os chegados.

Além das citadas acima, destaco as faixas "Not Gonna Give it Up", e "Where You Gonna Run" que são músicas que demonstram que o reggae não é limitado quando também se é cantado!

Pra quem quiser ouvir algo do mestre Tosh antes de baixar o disco, confere essa ótima apresentação do cara no Montreux Jazz Festival, em 1979, festival aonde passaram as grandes lendas do Jazz, aqui tocando a música "Bush Doctor" aonde ele se diz, na letra da música, que é o Ministro da Erva e reafirma: "We Got to legalize Marijuana!".

Um comentário:

  1. O disco é fantástico. Peter Tosh é maravilhoso. Mas o verdadeiro rei do reggae é Toots Hibbert. hehehe

    ResponderExcluir